AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS – AESGA
A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) foi criada como Institui ção Municipal pela Lei nº 2.174, de 23.08.1985, com a finalidade de agregar a já existente Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (FAGA), e permitir a criação de outras Instituições de Educação Superior (IES), buscando atender a vocação da Cidade, conhecida em âmbito estadual, como um município Pólo Educacional.
Do ponto de vista legal, a AESGA é regida pelas leis municipais nº 2.692, de 06.11.1993 até dezembro de 2006, e pela Lei nº 3445, de 28 de dezembro de 2006, até os dias atuais, destacando que o Regimento Interno da AESGA, aprovado em 19/12/2011 pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE), conforme Parecer CEE/PE Nº 191/2011-CES regulamenta, não só os serviços administrativos da Instituição, mas também, orienta a dinâmica operacional das Instituições de Educação Superior ora mantidas.
Funcionando na Av. Caruaru, nº 508, Bairro de Heliópolis, em Garanhuns – PE, a AESGA se constitui mantenedora das Faculdades de Ciências da Administração de Garanhuns (FAGA), Faculdade de Direito de Garanhuns (FDG), Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas de Garanhuns (FAHUG) e Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG), as quais foram interligadas e, desde janeiro de 2018, transformada em Faculdades Integradas de Garanhuns – FACIGA, como o primeiro grande passo para transformação em Centro Universitário.
O corpo discente atendido na Graduação é de 2074 alunos regularmente matriculados que somam aos 185 alunos da Pós-graduação, totalizando 2259 discentes distribuídos nos cinco cursos de graduação e seis cursos de Pós-graduação atualmente ofertados pelas Faculdades mantidas pela AESGA, em 2013.
Ainda em consonância com as áreas de conhecimento dos cursos ofertados o programa de extensão, em fase de estruturação como Coordenação, busca oferecer eventos de caráter complementar a formação cidadã e profissional dos membros da sociedade onde a AESGA está inserida.
Com o propósito de ampliar e fortalecer a fidedignidade institucional a AESGA instalou em 2013, por meio de Referendum junto à comunidade acadêmica, o processo de discussão pública dos elementos norteadores da reformulação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), um dos subsídios documentais as ações de atualização planejamentos, iniciando por redefinir Missão, Visão e Valores, assim definidos para o período de 2013/2022:
- MISSÃO: Promover educação superior com de ações de ensino, pesquisa e extensão, voltadas ao desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida.
- VISÃO: Ser referência regional em educação superior através da excelência acadêmica, produção e disseminação do conhecimento.
- QUALIDADE ACADÊMICA: O sucesso no mercado de trabalho dos profissionais formados pela AESGA é o reflexo mais direto da qualidade dos cursos ofertados pelas IES mantidas.
- VALORES E PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS: RESPONSABILIDADE SOCIAL: O Bem Comum, o Desenvolvimento Sustentável e a melhoria crescente da qualidade de vida no planeta serão os fundamentos epistemológicos, éticos e sociais norteadores das metas e ações de ensino, pesquisa e extensão, mas também organizacionais e gestoriais;
SUSTENTABILIDADE - A sustentabilidade econômica, social e ambiental por meio de uma gestão voltada à vivência democrática na perspectiva de participação da comunidade acadêmica no planejamento e execução das metas/ações e de inserção/contribuição nos processos de desenvolvimento/transformação da sociedade local e regional;
PREVALÊNCIA DO INTERESSE INSTITUCIONAL - Os interesses institucionais serão considerados fundamentos das ações assegurando o cumprimento da missão e o consequente reconhecimento da Instituição como referência nacional na oferta de Educação Superior;
EMPREENDEDORISMO - Opção por novos caminhos e a criação de novas oportunidades através da adoção de procedimentos eficientes e efetivos em atendimento a visão inovadora voltada ao desenvolvimento científico, tecnológico e cultural;
QUALIFICAÇÃO INSTITUCIONAL - Desenvolvimento permanente de ações direcionadas a qualificação dos membros dos segmentos da sociedade acadêmica, da infraestrutura física e logística e dos processos organizacionais e gerenciais na perspectiva do fortalecimento da credibilidade da Autarquia;
EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO - Ações/atividades do processo educativo deve possibilitar ao acadêmico formação interdisciplinar e humanística voltada à construção da identidade pessoal/profissional, à inserção no Mercado de Trabalho e à participação no desenvolvimento da cidadania individual e coletiva;
LEGALIDADE -Integração e pluralismo na articulação e nas concepções de ensino, pesquisa e extensão respeitados os projetos pedagógicos dos cursos e Diretrizes Curriculares Nacionais fixadas pelos órgãos de deliberação superior;
ÉTICA - Respeito à dignidade humana, direito ao crescimento contínuo, individual e coletivo, em suas múltiplas potencialidades, tendo como fundamentos o pensamento holístico, a pluralidade de ideias e a diversidade cultural;
HUMANIDADE - Exercício permanente da solidariedade, do compartilhamento e da responsabilidade nas ações/atividades desenvolvidas em prol da construção e da melhoria crescente dos processos de humanização; e
TRANSPARÊNCIA - Ações voltadas à garantia do acesso à informação/comunicação viabilizando o fortalecimento das diferentes instâncias organizacionais, administrativas, pedagógicas e gerenciais.